Você > Notícias > Correios é premiado por atuação logística em desastres

Correios é premiado por atuação logística em desastres

Os Correios receberam na quarta-feira (10), o Prêmio Abralog de Logística na categoria Parceiros, pelo projeto “Prestação de Serviço de Atendimentos Emergenciais”, desenvolvido em parceria com a Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec). A cerimônia de premiação ocorreu na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), na capital paulista, e os Correios foram representados pelo diretor regional de São Paulo Metropolitana, Wilson Abadio de Oliveira.

Promovido pela Associação Brasileira de Logística (Abralog), o prêmio, que está em sua 12ª edição, é considerado o mais tradicional e importante do setor no Brasil. Todos os projetos que concorreram ao prêmio foram avaliados por uma banca composta por acadêmicos especialistas em logística: os professores-doutores Hugo Yoshizaki, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo; Manoel Reis, da Fundação Getúlio Vargas; e Reinaldo Morabito, da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de São Carlos.

Por solicitação do Centro Nacional de Gerenciamento de Risco e Desastre (Cenad), órgão do Ministério da Integração Nacional, os Correios elaboraram um projeto contemplando o recebimento, armazenagem e distribuição de kits para o atendimento emergencial às populações atingidas por desastres de qualquer natureza. Esses kits, compostos por remédios, alimentos não perecíveis, água, material de higiene pessoal e barracas, entre outros itens, ficaram armazenados em centros de distribuição dos Correios distribuídos pelas cinco regiões do País.

Dessa forma, diante de catástrofes como as enchentes que assolaram parte da região sudeste no final de 2013, foi possível socorrer as populações atingidas, no menor tempo possível, graças à armazenagem estratégica e planejada dos kits. Os serviços abrangeram o recebimento de carga, conferência, armazenagem, controle de estoque por sistema informatizado com emissão de relatórios periódicos, recebimento de pedidos de entrega, separação dos produtos, consolidação, acondicionamento adequado ao transporte, expedição, distribuição e entrega dos kits em qualquer localidade do território nacional.

11/12/2014