Serviços
Sobre Correios > Recursos humanos > Concursos > Perguntas frequentes

Perguntas frequentes

Meu nome está na lista de aprovados. O que devo fazer agora?
O candidato aprovado será convocado para as etapas subsequentes por meio de telegrama, conforme endereço informado no ato da inscrição.

Meu endereço atual é diferente do endereço da época da inscrição. O que devo fazer? 
O candidato que trocou de endereço em relação ao fornecido no ato de inscrição deverá enviar, por meio de requerimento, as atualizações para a Superintendência Estadual de Operações, Anexo V Edital nº 001/2017.

Quando vai ocorrer a perícia médica para os candidatos que se declararam portadores de deficiência?
O candidato que estiver concorrendo na condição de pessoa com deficiência deverá, em caso de convocação para a fase de pré-admissional, submeter-se a exames médicos e complementares realizados por profissionais médicos dos CORREIOS ou contratados. Os candidatos, ao serem convocados, deverão comparecer munidos de RG, CPF e do Laudo Caracterizador de Deficiência - PcD original, emitido por especialista na área de sua deficiência, atestando a espécie e o grau ou nível de deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças – CID, bem como a provável causa da deficiência.

Quando será divulgada a lista dos candidatos por ordem de classificação?
O resultado final deste concurso público fica devidamente homologado pelo Chefe do Departamento de Políticas de Gestão de Pessoas, a partir da data de sua divulgação da lista de aprovados no Diário Oficial da União. Previsão: 15/01/2018.

Concorri como deficiente físico e fui aprovado nas provas objetivas. O que acontece se eu não passar na perícia?
As pessoas com deficiência, em razão da necessária igualdade de condições, concorrerão a todas as vagas deste edital, portanto, se aprovados e classificados em todas as fases do concurso público, terão seus nomes publicados na lista de classificação geral e em lista à parte.

Posso, após ser contratado, pedir transferência para outra localidade logo em seguida? 
De acordo com as normas da empresa, o requerente deve ter, no mínimo, um ano de efetivo serviço nos Correios, nos casos de transferência entre Regionais e, no mínimo, 90 dias no caso de transferências internas no âmbito da própria Superintendência Estadual de Operações.

Para onde se deve encaminhar os recursos?
Os recursos poderão ser interpostos no prazo máximo de 2 (dois) dias úteis, contados a partir do dia subsequente ao da divulgação do evento. Do resultado preliminar das solicitações para concorrer às vagas especiais caberá recurso, por meio de formulário que será disponibilizado para preenchimento e enviado para o e-mail no período compreendido de 2 (dois) dias úteis após a divulgação do resultado preliminar. A banca examinadora do IADES constitui última instância para recurso, sendo soberana em suas decisões, razão pela qual não caberão recursos adicionais

Qual foi a regra do desempate entre candidatos?
Na hipótese de empate serão aplicados sucessivamente, os seguintes critérios de desempate: a) o candidato que tiver maior idade, considerando o dia, mês e ano do nascimento, conforme Lei Nº 10.741/2003 artigo 27, parágrafo único, do Estatuto do Idoso; b) o candidato que obtiver maior pontuação em conhecimentos específicos; c) o candidato que obtiver maior pontuação em Língua Portuguesa; e d) o candidato que obtiver maior pontuação em conhecimentos gerais.

Será respeitada a carga horária dos cargos que têm regulamentação específica? 
Será observada a legislação que regulamenta a profissão.