Services

Banco Postal

O Banco Postal é a marca dos Correios que designa sua atuação como correspondente na prestação de serviços bancários básicos em todo o território nacional.

Tem como objetivo levar serviços de correspondente à população desprovida de atendimento bancário e proporcionar acesso ao Sistema Financeiro.

História do Banco Postal

Os chamados "Bancos Postais" surgiram na segunda metade do século XIX, com o objetivo de atender principalmente o público de baixa renda desprovido de atendimento bancário. Sua função precípua é promover a inclusão social e financeira, abrigando milhões de contas no mundo inteiro. Por esse motivo, tem sido estimulada a implantação de bancos postais em vários países, sendo inclusive um dos projetos incentivados pela ONU e pelo Banco Mundial.

O serviço é regulado pelo Banco Central do Brasil, nos termos das Resoluções 3954/2011, 3959/2011, 4035/2011 e 4042/2011 do Conselho Monetário Nacional, e pelo Ministério das Comunicações, nos termos da Portaria 588/2000.

Hoje, o Banco Postal está presente em 94% dos municípios brasileiros, prestando atendimento à população brasileira em mais de 6 mil agências de correios.

Os Correios, em conformidade com a legislação vigente, prestam os serviços de Banco Postal em parceria com uma instituição financeira, para isso é realizado um processo seletivo. A primeira parceria foi firmada com o Banco Bradesco por um período de dez anos e alcançou a marca de mais de 11 milhões de contas abertas.

Em 25 de março de 2002, foi inaugurada a primeira agência a funcionar como Banco Postal, no município de São Francisco de Paula, localizado no Estado de Minas Gerais.

Em 2011, para prestar o serviço de correspondente, os Correios realizaram um processo seletivo no qual sagrou-se o Banco do Brasil. Assim, desde o dia 2 de janeiro de 2012 as mais de seis mil agências Banco Postal atendem à população brasileira numa sólida parceria entre Correios e Banco do Brasil.  Saiba mais sobre o processo referido acessando as informações relativas ao Edital de Seleção e à Audiência Pública.

No dia 6 de outubro de 2016, foi iniciado novo processo de seleção, o qual encontra-se suspenso. Para informação adicional acesse o Edital de Seleção.  

Importância Social do Banco Postal

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos está rigorosamente comprometida com os objetivos do milênio definidos pela Organização das Nações Unidas, replicados pela União Postal Universal e assumidos pelo Governo Brasileiro.

Milhões de pessoas vivem em estado de pobreza no Brasil. Neste sentido, a rede postal constitui uma infraestrutura social de base, uma verdadeira plataforma, a partir da qual vários programas governamentais podem ser lançados para viabilizar a inclusão social, reforçar a segurança das pessoas e criar oportunidades para que elas possam se integrar melhor à vida econômica.

Inserido nesse contexto, o Banco Postal se consolidou na prestação de serviços bancários básicos em todo o território nacional, com atenção especial à população de baixa renda. Desde a sua criação em 2000, tem participado efetivamente do compromisso governamental de promover a inclusão social.

A atuação do Banco Postal tem beneficiado direta e indiretamente à população brasileira, pois ao oferecer serviços financeiros aos cidadãos sem acesso ao sistema bancário promove:

- A criação de oportunidades para que esses cidadãos possam se integrar melhor à vida econômica;
- O favorecimento aos moradores de regiões isoladas (particularmente os idosos), que antes precisavam deslocar-se para outras localidades, por vezes mais de 200 km, para receber seus benefícios e efetuar seus pagamentos;
- O desenvolvimento da economia local, principalmente das regiões mais isoladas, devido à aplicação de recursos das pessoas que não necessitam mais se deslocarem das localidades onde residem;
- O fomento de novos empreendimentos, resultando na geração de mais empregos nessas localidades;
- O aumento da arrecadação municipal e principalmente o resgate à cidadania;
- O favorecimento à cultura da poupança.

Além de todos esses benefícios, os cidadãos, antes sem o acesso aos serviços bancários convencionais, passaram a contar com a oferta de crédito institucional regulamentado.

O Banco Postal tem se mostrado uma ótima opção para as donas-de-casa, os empresários e os microempresários, pois além da possibilidade de acesso ao crédito, é também um excelente canal para a realização de pagamentos dos salários de seus empregados e/ou prestadores de serviços, como a empregada doméstica, o jardineiro, a diarista e outros.